LafargeHolcim Foundation Knowledge Turntable for Sustainable Construction
Media

Article

Projeto de revitalização de favela no Brasil recebe prêmio em construção sustentável

Um projeto de uma escola secundária em Gando, Burkina Faso, outro para um centro comunitário multifuncional urbano em São Paulo, e um plano de renovação urbana em Berlin, Alemanha, são os vencedores do Global Holcim Awards 2012. Estes três projetos de construção sustentável foram selecionados por um júri de especialistas independentes, liderado por Enrique Norten, entre 15 projetos finalistas. Os projetos finalistas da competição global foram os vencedores nas edições regionais do terceiro ciclo do Holcim Awards, que totalizou uma premiação de 2 milhões de dólares, e foram selecionados dentre as mais de 6 mil inscrições provenientes de 146 países.

Um projeto de uma escola secundária em Gando, Burkina Faso, outro para um centro comunitário multifuncional urbano em São Paulo, e um plano de renovação urbana em Berlin, Alemanha, são os vencedores do Global Holcim Awards 2012. Estes três projetos de construção sustentável foram selecionados por um júri de especialistas independentes, liderado por Enrique Norten, entre 15 projetos finalistas. Os projetos finalistas da competição global foram os vencedores nas edições regionais do terceiro ciclo do Holcim Awards, que totalizou uma premiação de 2 milhões de dólares, e foram selecionados dentre as mais de 6 mil inscrições provenientes de 146 países.

Todos os 53 projetos vencedores em nível regional também competiram por prêmios adicionais baseados em suas contribuições para a construção sustentável através da inovação tanto em tecnologias construtivas como no uso ou desenvolvimento de materiais de construção. Os prêmios do Global Holcim Innovation para soluções inovadoras, avaliados por um júri de especialistas no campo de materiais e indústria e liderado por Harry Gugger, foram para projetos na Suíça, Alemanha e Reino Unido.

“Excelente ambiente” – Ouro para uma escola em Burkina Faso
O projeto para uma escola secundária em Burkina Faso, que integra performances social e ambiental, conquistou o prêmio máximo de 200 mil dólares. O design da escola na vila de Gando foi desenvolvido por Diébédo Francis Kéré, do escritório de arquitetura Kéré Architecture em Berlin, que foi o primeiro em sua vila a estudar no exterior. O resfriamento passivo durante o verão gera uma climatização interna favorável ao aprendizado através da ventilação obtida por tubos subterrâneos, da vegetação no local, das correntes de ar geradas pelos gradientes de temperaturas e humidades entre interior e exterior (stack-effect), e do uso de fachadas e telhados ventilados (double-skin). O projeto também colabora com a melhoria das condições sociais por gerar empregos e treinamento, além de restaurar o meio ambiente através do reflorestamento.

Fundador e chefe do escritório TEN Arquitectos (México/EUA) e líder do júri, Enrique Norten aplaudiu o projeto ganhador do prêmio Ouro do Global Holcim Awards 2012 por sua abordagem bem sucedida ao desenvolvimento da comunidade, suavização dos efeitos climáticos e estética. “Esta bela escola não é apenas uma solução de design elegante, mas também gera empregos e treinamento à comunidade, utiliza materiais de construção locais e – por simples meios – cria um excelente ambiente pelas perspectivas social e construtiva”, disse ele.

“Oportunidades para a comunidade” – Prata para um centro comunitário multifuncional urbano no Brasil
O prêmio Prata do Global Holcim Awards foi concedido para um projeto que transforma uma paisagem erodida em uma zona produtiva e um espaço publico dinâmico. Com mais de 100 mil habitantes, a favela de Paraisópolis em São Paulo é uma das maiores comunidades informais do mundo. O projeto liderado pelos arquitetos Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner da Urban-Think Tank, inclui espaço público com terraços e áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de água, um anfiteatro público, uma escola de música, uma pequena sala de concertos, instalações esportivas, espaços públicos e infraestrutura de transportes. O projeto impede uma erosão ainda maior e perigosos deslizamentos de terra nas encostas íngremes, além de fornecer infraestruturas social e cultural.

Enrique Norten elogiou o projeto por seu conceito unificador, pelo alto nível de suas instalações culturais, qualidade arquitetônica, e envolvimento integrado da comunidade local em uma abordagem socialmente inclusiva de planejamento e gestão. “Esta importante intervenção tem a capacidade de promover satisfação e oportunidades para a comunidade local que possibilita o contato sociocultural e a construção de uma maneira viável”, disse Norten.

“Celebrando a vida urbana” – Bronze para o projeto “Flussbad” na Alemanha
Um projeto urbano para transformar um braço pouco utilizado do Rio Spree, em Berlin, em uma piscina natural com 745 metros de comprimento recebeu o prêmio Bronze do Global Holcim Awards 2012. O projeto “Flussbad” no coração da cidade histórica cria uma zona para a prática de natação equivalente a 17 piscinas olímpicas e fornece um espaço público de recreação para residentes e turistas que visitam o Museuminsel. O projeto, que inclui um leito coberto por junco natural com uma área de 1.8 hectares e filtros de areia para purificação da água, foi desenvolvido por um grupo liderado pelos arquitetos Jan e Tim Edler da realities united, na Alemanha.

Enrique Norten explicou que o projeto gera um forte e direto impacto na qualidade de vida urbana local e uma contribuição ecológica positiva através da remediação das hidrovias da cidade. “O projeto celebra a vida urbana em uma das grandes cidades do mundo, mantendo a ligação da cidade com suas hidrovias”, disse o líder do júri.

Prêmios adicionais para materiais e avanços tecnológicos
Os prêmios do Global Holcim Innovation que totalizam 150 mil dólares foram atribuídos pela primeira vez e por um júri separado. Estes prêmios foram focados nas contribuições à inovações no campo de técnicas construtivas e materiais de construção. Este reconhecimento adicional a projetos submetidos ao Holcim Awards reflete a crescente ênfase da Holcim, patrocinadora do evento, em desenvolver e promover soluções mais sustentáveis.

O 1º prêmio do Holcim Innovation de 2012 foi concedido à Gramazio & Kohler, Architektur und Digitale Fabrikation no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique (ETH Zürich), pela técnica de construção de fôrmas para premoldados em concreto com areia aglomerada com cera recicláveis, fabricadas digitalmente com máquinas CAD CAM, proporcionando grande liberdade de formas. Este método economiza material e energia se comparado a moldes tradicionais, como blocos de poliestireno expandido de uso único ou folhas curvadas confeccionadas com outros materiais como a madeira, que se limitam a baixas curvaturas. Chefe do Harry Gugger Studio (Suíça) e líder do júri do Holcim Innovation, Harry Gugger, aclamou o projeto como um avanço no uso de moldes para formas complexas. “Até agora, formas complexas de concreto requeriam moldes de difícil produção e considerável desperdício – mas este método elimina estes dois desafios”, disse Gugger.

O 2º prêmio do Holcim Innovation foi concedido a um projeto desenvolvido por uma colaboração entre o escritório alemão Barkow Leibinger Architects, Schlaich Bergermann und Partner, TU Berlin, e a empresa Transsolar Energietechnik, do mesmo país. O projeto de apartamentos populares em Hamburgo utiliza técnicas e materiais inovadores, incluindo elementos leves de concreto pré-fabricado com agregados leves de vidro reciclado poroso. As estruturas monolíticas são simples e leves, mas ainda complexas e ambiciosas em relação ao impacto estético.

Um grupo de quatro estudantes da AA School of Achitecture em Londres, Reino Unido, conquistou o 3º prêmio por seu projeto de pesquisa de um sistema de fabricação de concreto projetado eficiente para a produção de elementos construtivos modulados de forma complexa. Esta abordagem considera simultaneamente o design de formas livres e ambiciosas, além da eficiência do material e a performance econômica do método construtivo.

Competição internacional para projetos de construção sustentável
Os concursos Holcim Awards for Sustainable Construction procuram projetos de construção inovadores, orientados para o futuro e tangíveis, a fim de promover respostas sustentáveis para as questões tecnológicas, ambientais, socioeconômicas e culturais que afetam a construção e edificação em nível local, regional e global. Os projetos foram avaliados por júris independentes utilizando as 5 metas para construção sustentável baseadas no tripé que incluem performance ambiental, responsabilidade social e eficiência econômica, além de cobrir qualidade arquitetônica e o grau de inovação e o potencial de multiplicação. Os concursos são organizados pela Holcim Foundation, sediada na Suíça desde 2004, e oferecem prêmios em dinheiro que totalizam 2 milhões de dólares a cada três anos e são patrocinados pela Holcim Ltd e as empresas do seu grupo, localizadas em mais de 70 países.

Last Updated: March 29, 2012
LafargeHolcim Foundation
 
     

Search Help

Our website search engine covers the web pages including project descriptions and expert profiles, PDFs, images and videos on the LafargeHolcim Foundation website. To improve your search results, here are some tips:

Basic search

Our search defaults to term-pairing AND. If you search sustainable construction - then the search engine will look for any items containing sustainable AND construction

Union

photovoltaic OR solar

Looks for either word

Nesting

(clay OR mud) AND (school OR university)

Combine alternative terms for more specific searching

Subtraction

geothermal -heating

Excludes a term from results, automatically ANDs other terms listed

Phrases

"zero carbon"

Use quotation marks to search for a specific phrase or combination

Wildcards (one or more characters)

archit*

Asterisk (*) matches any word or phrase - so archit* will find architect, architecture, architectural as well as architrave