LafargeHolcim Foundation Knowledge Turntable for Sustainable Construction
Media

Back

Article

Foram anunciados em Buenos Aires os vencedores do Holcim Awards na América Latina

Foram anunciados os vencedores do 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável de toda a América Latina. Numa cerimônia em Buenos Aires, foi atribuído um total de 300.000 dólares a onze projetos excepcionais. Os projetos vencedores abordam sobretudo os desafios da urbanização intensa – e vão desde edifícios comunitários inovadores até planos mestres e projetos de infraestruturas alargados.

A Holcim Foundation for Sustainable Construction, com sede na Suíça, realiza o concurso em paralelo em cinco regiões do mundo. Mais de 6.000 projetos de 146 países participaram dos Holcim Awards, que visam promover soluções sustentáveis desde o setor de construção e edificação aos aspetos tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.

Holcim Awards Gold para um centro de infraestruturas cívicas no Brasil

Um edifício público multifuncional na favela Paraisópolis de São Paulo, Brasil, venceu o prêmio principal no valor de 100.000 dólares. A Grotão – Fábrica de Música impede a continuação da erosão e desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes e providencia infraestruturas sociais e culturais a uma comunidade que se encontra de fato separada da cidade formal. O projeto, chefiado por Alfredo Brillembourg da Urban Think Tank, inclui um espaço público disposto em plataformas, que apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, um pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes.

O chefe do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, Carolyn Aguilar, elogiou o projeto pelo seu conceito unificador, instalações culturais de grande qualidade, qualidade arquitetônica, e envolvimento integrado da comunidade local numa abordagem de gestão e planificação inclusivas a nível social. “O projeto tem o potencial de contribuir para um enriquecimento da consciencialização e coesão sociais na área e aplica traços técnicos de forma exemplar e educativa,” referiu ela.

Silver Award para um plano mestre de reconstrução pós-tsunami no Chile

O Holcim Awards Silver foi concedido a uma solução estratégica ao risco de terremoto e de tsunami na cidade costeira de Constitución, no Chile. Em vez de considerar uma proibição de construção ou a instalação de uma barreira maciça ao longo das áreas de risco, o projeto, chefiado por Alejandro Aravena da ELEMENTAL S.A., recomenda a plantação de florestas ao longo das áreas propensas a inundações para dissipar a energia das ondas através de fricção e a implementação de restrições específicas quanto ao uso e disposição de espaços na área de risco. O projeto defende uma estratégia a longo prazo para modernizar o ambiente construído em vez de implementar um plano de ação ad hoc para reconstruir a parte da cidade que foi destruída pelo tsunami e terremoto. A abordagem foi também aplaudida pelo júri por integrar a participação dos cidadãos no sentido de melhorar a sensibilidade contextual e social do plano mestre.

Plano mestre de regeneração urbana no México ganha Bronze Award

O Holcim Awards Bronze foi concedido a um plano mestre concebido por Jose Castillo da arquitetura 911sc para o setor noroeste de Ciudad Juárez, México, que sofre pela violência crescente devido à sua posição estratégica relativa ao tráfico de drogas e de armas. O projeto baseia-se na consolidação das bacias de retenção de águas existentes para mitigar inundações futuras, e a sua conversão em espaços públicos, incluindo terraços agrícolas, workshops comunitários, lotes comerciais, espaços de recreio, instalações desportivas, um parque de skate e unidades de alojamento inovadoras do ponto de vista social. O projeto foi reconhecido por oferecer espaço para atividades econômicas, educativas e recreativas, com a intenção geral de reforçar as redes comunitárias.

Projetos no México, na Argentina e no Chile recebem reconhecimento

Foram atribuídos prêmios Acknowledgement a três projetos do México: um projeto chefiado por Jorge Ambrosi da Ambrosi Arquitetos para uma reserva de recreio e de consciencialização ecológica em Banderilla; a recuperação da rede de transporte ferroviário no Vale de Oaxaca por Gustavo Madrid Vazquez da espacio entre tiempo Architects e um plano mestre para recuperação do rio e corredor de transporte urbano para a Cidade do México chefiado por Elias Cattan da Taller13 Arquitetura Regenerativa. Uma biblioteca em Rosário, Argentina, com um programa de extensão integrada à comunidade e chefiado por Alfredo Tapia da AFT Arquitetos e a proposta de Mathias Klotz da klotz y asociados ltda para uma biblioteca universitária ecológica em Santiago, Chile, foram agraciados também com prêmios Acknowledgement.

Prêmios “Next Generation” para visões de estudantes de pós-graduação

O concurso Holcim Awards reconhece a importância de captar os profissionais futuros para o tema da construção sustentável e de estes partilharem as suas visões e ideias. A categoria “Next Generation” esteve aberta a projetos de estudantes. O primeiro prêmio foi concedido a uma equipe de estudantes chefiada por Mauro Ivan Barrio, Universidad Nacional de Córdoba (UNC) na Argentina, pela sua visão de uma instalação de dessalinização da água com autossuficiência energética. Uma proposta para reativar vias fluviais para transporte e desenvolvimento sustentável em Puerto Suárez, Bolívia, da autoria de Martin Fernández de Lema da Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, obteve o segundo prêmio. Uma equipe chefiada por Gabriel Kozlowski Maia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Brasil, com uma proposta destinada a densificar e modernizar a cidade universitária da PUC-Rio, recebeu o terceiro prêmio.

Júri independente constituído por especialistas internacionais em arquitetura e sustentabilidade
Os projetos Holcim Awards na América Latina foram avaliados por um júri independente sob o patrocínio da UIA na Cidade do México: Carolyn Aguilar (chefe, México), Marc M. Angélil (Suíça), Daniel Bermúdez (Colômbia), Angelo Bucci (Brasil), Vanderley M. John (Brasil), Andreas Leu (Suíça), Michel Rojkind (México), Hans-Rudolf Schalcher (Suíça) e Bruno Stagno (Costa Rica) utilizaram os cinco “temas-alvo” de construção sustentável criados pela Holcim Foundation para avaliar os projetos. Os "temas-alvo" baseiam-se no conceito fundamentado em três diretrizes de fatores econômicos, ambientais e sociais, em conjunto com a qualidade arquitetônica e o potencial de aplicar a inovação em outros locais.

Cerimônia em Buenos Aires como parte de uma série de cerimônias Holcim Awards em 2011
A cerimônia de entrega de prêmios Holcim Awards para a América Latina, ocorrida em Buenos Aires, segue-se à apresentação de vencedores em Milão e Casablanca. A série de eventos continuará em Washington DC e será concluída em Cingapura. Os projetos agraciados com os Holcim Awards Gold, Silver e Bronze em cada região qualificam-se automaticamente para os Global Holcim Awards no próximo ano. Além disso, todos os projetos vencedores a nível regional – incluindo os vencedores Acknowledgement e “Next Generation” – irão automaticamente concorrer aos prêmios Global Holcim Innovation, que serão apresentados em 2012, coincidindo com o centenário do Grupo Holcim. Os vencedores dos Global Holcim Awards serão anunciados em abril de 2012.

O Holcim Awards é um concurso internacional da Holcim Foundation, que visa projetos de construção sustentável inovadores, orientados para o futuro e tangíveis e oferece um prêmio em dinheiro de US$ 2 milhões por ciclo de concurso de três anos. O concurso é realizado em cooperação com universidades parceiras de renome: Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich), Suíça, Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, MA, EUA; Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, México; Ecole Supérieure d’Architecture de Casablanca (EAC), Marrocos; Indian Institute of Technology (IIT Bombay) em Mumbai, Índia; Tongji University (TJU) em Xangai, China; Universidade de São Paulo (USP), Brasil e a University of the Witwatersrand (Wits) em Johanesburgo, África do Sul.

A Holcim Foundation recebe o apoio da Holcim Ltd. e das suas empresas do Grupo em mais de 70 países, sendo, no entanto, independente dos seus interesses comerciais. A Holcim é um dos principais fornecedores mundiais de cimento e agregados (balastro, cascalho e areia), oferecendo, ainda, outros produtos, tais como concreto pré-fabricado, betume e seus serviços.

Vencedores dos Holcim Awards 2011 da região da América Latina

Holcim Awards Gold 2011 – USD 100,000

Urban remediation and civic infrastructure hub, São Paulo, Brazil
Centro de revitalização urbana e infraestrutura civil, São Paulo, Brasil
Autor principal: Alfredo Brillembourg, Urban Think Tank, Brasil
Outro autor: Hubert Klumpner, Urban Think Tank, Brasil
Descrição do projeto e comentar júri em Português (PDF, 21KB)

Holcim Awards Silver 2011 – USD 50,000

Sustainable post-tsunami reconstruction master plan, Constitución, Chile
Autor principal: Alejandro Aravena, ELEMENTAL S.A., Chile
Outros autores: Víctor Oddó, Gonzalo Arteaga, Fernando García-Huidobro, Diego Torres, Cristián Martínez e Juan Cerda, ELEMENTAL S.A., Chile, Alejandro Gutiérrez, Arup, Reino Unido, Eugenio Tironi, Tironi Asosciados, Chile

Holcim Awards Bronze 2011 – USD 25,000

Urban regeneration master plan, Ciudad Juárez, Mexico
Autor principal: Jose Castillo, arquitetura 911SC, México
Outro autor: Saidee Springall, arquitetura 911sc, México

Acknowledgement prizes

Holcim Awards Acknowledgement prizes 2011 – USD 15,000 cada preço

Ecological awareness and recreation reserve, Banderilla, Mexico
Autor principal: Jorge Ambrosi, Ambrosi Arquitetos, México
Outro autor: Pablo Rodolfo Pardo, Pardo Cué Arquitetos, México

Green university library, Santiago, Chile
Autor: Mathias Klotz, klotz y asociados ltda, Chile

Library with integrated community outreach, Rosario, Argentina
Autor principal: Alfredo Tapia, AFT Arquitetos, Argentina
Outros autores: a equipa de outros 19 arquitetos e engenheiros, AFT Arquitetos, Argentina

Recovery of the rail transport network, Oaxaca Valley, Mexico
Autor: Gustavo Madrid Vazquez, espacio entre tiempo Architects, México

Urban transit corridor and river remediation master plan, Mexico City, Mexico
Autor principal: Elias Cattan, Taller13 Arquitetura Regenerativa, México
Outros autores: Delfin Montañana, Lucie Nguyen, David Mandujano e Miguel Mercado, Taller13 Arquitetura Regenerativa, México

"Next Generation" prizes

Holcim Awards “Next Generation” 1st prize 2011 – USD 25,000

Energy self-sufficient water desalination facility, Córdoba, Argentina
Autor principal: Mauro Ivan Barrio, Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina
Outros autores: Matias Damian Martin e Juan Pablo Accotto, UNC, Argentina

Holcim Awards “Next Generation” 2nd prize 2011 – USD 15,000

Reinvigorated waterways for transportation and sustainable development, Puerto Suárez, Bolivia
Autor: Martin Fernández de Lema, Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina

Holcim Awards “Next Generation” 3rd prize 2011 – USD 10,000

Densification and upgrade of university buildings, Rio de Janeiro, Brazil
Densificação e expansão de prédios universitários, Rio de Janeiro, Brasil
Autor principal: Gabriel Kozlowski Maia, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Brasil
Outros autores: Pedro Salgado Dieguez e Maria Labarthe, PUC-Rio, Brasil
Descrição do projeto e comentar júri em Português (PDF, 77KB)

Last Updated: October 05, 2011
LafargeHolcim Foundation
 
     

Search Help

Our website search engine covers the web pages including project descriptions and expert profiles, PDFs, images and videos on the LafargeHolcim Foundation website. To improve your search results, here are some tips:

Basic search

Our search defaults to term-pairing AND. If you search sustainable construction - then the search engine will look for any items containing sustainable AND construction

Union

photovoltaic OR solar

Looks for either word

Nesting

(clay OR mud) AND (school OR university)

Combine alternative terms for more specific searching

Subtraction

geothermal -heating

Excludes a term from results, automatically ANDs other terms listed

Phrases

"zero carbon"

Use quotation marks to search for a specific phrase or combination

Wildcards (one or more characters)

archit*

Asterisk (*) matches any word or phrase - so archit* will find architect, architecture, architectural as well as architrave