LafargeHolcim Foundation News and Multimedia on Sustainable Construction

Back

ARTICLE

Concurso Holcim Awards a nível global para projetos de construção sustentável

Na seqüência dos cinco concursos regionais, 15 projetos premiados vão agora competir no primeiro concurso Holcim Awards para projetos de construção sustentável a nível mundial. A fase global do concurso apresenta os melhores projetos de entre mais de 1 500 candidaturas de 118 países, e incentiva abordagens inovadoras, orientadas para o futuro e tangíveis, no âmbito do ramo de construção e edificação.

O concurso foi criado pela Holcim Foundation for Sustainable Construction, sediada na Suíça, em colaboração com cinco das universidades técnicas mais importantes a nível mundial: o Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurique), Suíça, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, EUA, a Tongji University (TJU), Xangai, China, a Universidade de São Paulo (USP), Brasil, e a University of the Witwatersrand (Wits), Joanesburgo, África do Sul.

Como parte do ciclo de concursos de três anos, com prêmios em dinheiro no valor total de 2 milhões de dólares, todos os projetos que receberam prêmios de ouro, prata e bronze nos cinco concursos regionais são automaticamente considerados para os Holcim Awards a nível mundial. Os vencedores dos Holcim Awards a nível mundial serão anunciados em Bangkok em Abril de 2006.

O desafio de apreciar projetos de construção sustentável inovadores, orientados para o futuro e tangíveis, oriundos de todo o mundo, será feita por um júri de 15 representantes independentes e de renome internacional, das áreas das ciências, setor empresarial e sociedade.

O presidente do júri e reitor da School of Architecture MIT, Adèle Naudé Santos, disse que a seleção dos global Awards se basearia em informações complementares apresentadas por cada participante, usando os pontos chave de construção sustentável que a Holcim Foundation definiu em colaboração com as suas universidades parceiras. “Os pontos chave fornecem uma estrutura firme para avaliar os vários projetos - para além da focagem na arquitetura ou no uso de materiais de construção específicos, o concurso versa a imagem mais abrangente de construção sustentável,” afirmou. Os critérios vão desde qualidade estética e ambiental a padrões éticos e econômicos elevados.

Os 15 finalistas dos global Awards são os três projetos principais selecionados pelos júris em cada uma das regiões: Europa, Ásia Pacífico, América do Norte, África Oriente Médio e América Latina. Em cinco cerimônias de atribuição de prêmios regionais em Setembro e Outubro em Genebra, Beijing, Boston, Joanesburgo e Rio de Janeiro foram atribuídos um total de 31 prêmios de reconhecimento e incentivo, para além dos prêmios de ouro, prata e bronze, tendo confirmado o interesse crescente na construção sustentável em todo o mundo.

O Presidente do Conselho de Administração da Holcim Foundation, e CEO da Holcim Ltd, Markus Akermann, disse que a Holcim Foundation incentiva respostas sustentáveis aos aspectos tecnológicos, ambientais, socio-econômicos e culturais que afetam a construção e edificação: “A Holcim Foundation visa gerar uma comunidade de reconhecida excelência em construção sustentável e já estão a ser feitos planos para o próximo Holcim Fórum e concurso Holcim Awards em 2007,” disse.

O objetivo da Holcim Foundation, em cooperação com as suas universidades parceiras, é estabelecer o concurso Holcim Awards como uma plataforma internacional aberta aos profissionais e especialistas de todas as gerações, promovendo um diálogo interdisciplinar, avançando novas idéias e analisando soluções potenciais.

Last Updated: October 24, 2005